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Transauto News

Transauto: atenta ao Meio Ambiente! - 11/03/2008


Preocupada com o Meio Ambiente a Transauto vem investindo na renovação da frota de caminhões, com o objetivo de amenizar ao máximo a emissão dos gases, tais como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx) e material particulado.

Sendo assim, a Transauto vem canalizando seus investimentos 2007/2009, onde estabeleceu-se um programa de renovação/substituição da frota de caminhões, por modelos com motor Euro 3 ou 4, dando ênfase a utilização da nova geração de motores eletrônicos.

Desde 2006, a lei vigente no Brasil é a Euro 3, onde todos os motores produzidos deverão sair da linha de montagem adequados à nova norma. A legislação brasileira é embasada nas regras européias, o que se explica pela preponderância das montadoras de veículos Diesel, oriundas da Europa (SCANIA, VOLVO, FORD, VOLKSWAGEN CAMINHÕES e MERCEDES-BENZ) no mercado nacional.

Algumas montadoras brasileiras estão oferecendo alternativas, ou seja, propulsores eletrônicos e até mecânicos para a redução de emissão de gases. Porém o alto teor de enxofre contido ainda no diesel brasileiro prejudica a eficiência do motor.

Reduzir as emissões de gases exige sistemas mais modernos de injeção eletrônica, turboalimentação, válvula de recirculação de gases de escape e “aftertreement”.
Essas tecnologias já encontram-se disponíveis no exterior ( Europa e Estados Unidos  com o Euro 4 / 5).  No Brasil, estes itens encontram-se em fase de testes, porém, com custo muito elevado.

Desde a década de 70, as montadoras, fabricantes de motores e a Transauto vem investindo em tecnologias para redução de poluentes, como: a fumaça, materiais particulados (PM), óxidos de nitrogênio (NOx), Monóxido e Dióxido de Carbono (CO e CO2). 

O resultado é visível, pois observa-se soluções para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, de forma crescente. Uma das alternativas com resultado é a adoção do turboalimentador que, por otimizar a relação ar/combustível, reduz consideravelmente o material particulado e nível de gases emitidos pelos motores.

Uma outra estratégia, onde observa-se estudos e testes pelas montadoras e transportadoras é a introdução do biodiesel (diesel misturado com óleos vegetais) no combustível. O governo brasileiro também decidiu introduzir o biodiesel na matriz energética brasileira a partir de 2008, e traçou um programa que inclui aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Sendo assim, a partir de janeiro 2008 o diesel brasileiro irá conter obrigatoriamente 2 % ( dois ) de biodiesel. Até 2013 o diesel brasileiro deverá conter 5% ( cinco) de biodiesel, atendendo assim resoluções da ANP ( Agência Nacional do Petróleo ).

No Brasil existe o controle das emissões de gases emitidos pelos veículos automotores, este exercido pelo Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE - instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA- em Portaria No  18 /1985.
Os objetivos do PROCONVE são:

• reduzir os níveis de emissão de poluentes por veículos automotores, visando o atendimento dos Padrões de Qualidade do Ar;
• promover o desenvolvimento tecnológico nacional tanto na engenharia automobilística, como também em métodos e equipamentos para ensaios de emissão de poluentes;
• criar programas de inspeção e manutenção para veículos automotores em uso;
• promover a conscientização da população com relação à questão da poluição do ar por veículos automotores;
• estabelecer condições de avaliação dos resultados alcançados;
• promover a melhoria das características técnicas postas à disposição da frota nacional de veículos automotores, visando a redução de emissões poluídoras à atmosfera.

O PROCONVE estabeleceu ainda a obrigatoriedade da Certificação de Conformidade dos motores aos níveis de emissão prescritos.

Frizamos também, que parte da responsabilidade quanto a emissão de gases emitidos pelos veículos automotores, estão diretamente ligadas a forma de dirigir/pilotar, pois caso o condutor realize uma condução com motor em alta rotação, automaticamente estará desencadeando a queima de combustível, conseqüentemente liberando uma maior quantidade de gases.

Levando em consideração o fator acima, a Transauto vem reciclando seus motoristas, através de um programa de aperfeiçoamento em pareceria com as montadoras, concessionários, entidades de classe e sindicatos, no sentido de  se realizar uma condução/pilotagem consciente, ou seja, manter adequadamente o nível de rotação do motor, mudanças de marcha, pontos de frenagem, retomadas e reduzidas,  compatível com as reais condições das rodovias/estradas brasileiras. 

Outrossim, a manutenção preventiva e adequada dos veículos é um fator preponderante para contribuir com a redução dos gases lançados ao meio ambiente, pois um veículo mal conservado tende a poluir em ca. de 25 % a mais que um veículo com um plano de manutenção regular.

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