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Transauto News

A durabilidade do pneu depende de simples cuidados! - 04/04/2008


A calibragem dos pneus de um caminhão deve ser corrigida a cada quinze dias, sempre com os pneus frios, pois uma pressão incorreta poderá comprometer a vida útil do pneu.

Os pneus são um dos principais itens responsáveis pela segurança no transporte e possuem grande representatividade na cadeia de custos ( frotas de caminhões ).
Logo, para obter-se o melhor rendimento possível dos pneus, a calibragem correta é um fator estratégico para as empresas de transporte.
 
Para obter-se o melhor aproveitamento e maximizar a durabilidade dos pneus, recomenda-se a correta utilização e a escolha adequada do modelo para cada condição de uso, bem como, mantê-los sempre calibrados, efetuar o rodízio dos mesmos e rodar com o veículo em boas condições, atentando-se para o alinhamento e balanceamento.

Se a calibragem do pneu estiver abaixo do recomendado, poderá provocar aquecimento da carcaça e fadiga prematura. Caso a pressão esteja acima do recomendado, poderá contribuir com danos ocasionados por impactos ou choques.

A pressão de um pneu para caminhões é definida de acordo com a carga incidente e a velocidade desenvolvida pelo veículo nas rodovias.
 
Recomenda-se realizar o rodízio dos pneus para evitar desgastes anormais ou irregulares na banda de rodagem, que podem surgir em função da configuração do veículo e do tipo de estrada por onde o caminhão circula.

É comum realizar-se rodízio preventivo, ou seja, se o pneu possui na sua primeira vida útil uma durabilidade de ca. 100 mil quilômetros para rodar, o ideal é que seja programado a rigor, cada 20 mil ou 25 mil quilômetros, por rodízio.

Após o desgaste do pneu original, a empresa poderá realizar uma recapagem. Este procedimento é recomendável, desde que a carcaça do pneu ofereça condições adequadas para tal e que o pneu seja retirado do caminhão no momento correto, além da escolha de uma empresa recapadora de confiança com “know-how”.

Devemos tomar cuidado quando ocorrer um furo no pneu com câmara, pois a válvula poderá danificar-se e a substituição deste item é inevitável.  Nos pneus sem câmara, normalmente a válvula não sofre danos e não é preciso trocá-la.
Também é importante seguir as orientações fornecidas pelos fabricantes do pneu.


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